Sousa

(Torre de Moncorvo)

___

I - MARIANA DE SOUSA. Nascida cerca de 1640 em lugar não especificado da vizinhança de Torre de Moncorvo. Viveu em Proença-a-Velha amancebada com ANTÓNIO FERNANDES COELHO, de alcunha "o Craveiro", homem muito pobre que se governou muitos anos como jornaleiro,  natural da referida freguesia de Proença-a-Velha. O referido António Fernandes casou depois com Maria Miguel. De Mariana de Sousa e de António Fernandes Coelho houve:


1 (II) ANTÓNIO DE SOUSA. Nascido cerca de 1665 em Proença-a-Velha. Oficial de oleiro de barro grosso. Casou pela 1.ª vez na freguesia de Santo André de Estremoz a 15.10.1690 com MARIA DA SILVA, filha de João Lopes e de Domingas Rodrigues. Casou pela 2.ª vez na freguesia de Santo André a 3.2.1709 com FRANCISCA GOMES VELHINHA, da referida freguesia de Santo André, filha de José Rodrigues Velhinho e de Serafina Rodrigues.


Assento de casamento de António de Sousa com Maria da Silva (1690)


Assento de casamento de António de Sousa com Francisca Gomes Velhinha (1709)

Nota: Curiosamente, no registo do 1º casamento de António de Sousa, com Maria da Silva (o único registo de casamento que localizámos, na região de Estremoz, entre um António de Sousa e uma Maria da Silva), é referido como filho de «Domingos Francisco e de Maria de Sousa», todos da freguesia de Santo André. Foram testemunhas desse casamento o Dr. Francisco de Carlos e Francisco Lobo da Gama (fl. 128 v, tif. 128). Considerámos o António de Sousa que casou com Francisca Gomes Velhinha o mesmo que foi antes casado com Maria da Silva porque no assento do 2.º casamento é referido como «viúvo de Maria da Silva», todavia, no processo de habilitação do filho Pe. Simão da Cruz de Sousa (AN/TT, Arquivo Distrital de Évora,  Prima Tonsura, Proc. nº 2020, Mç. nº 145) , os avós paternos deste constam como António Fernandes e de Mariana de Sousa (conforme segue neste título) o que configura um caso estranho!

Cf. Sousa, em Alengenea.

___

Sem comentários:

Enviar um comentário

Possui mais elementos sobre os referidos Fins-de-Linha? Por favor, envie-nos o seu contributo.