Costa Coutinho Ribeiro

(Malpartida - Almeida)

___

I - Abade MATEUS DA COSTA COUTINHO RIBEIRO. Nasceu cerca de 1580. Foi abade da freguesia de Malpartida, concelho de Almeida. Teve, de uma mulher de cujo nome não há notícia, os seguintes filhos naturais:

1 (II) LEONARDA DA COSTA, que segue.
2 (II) Cap. JERÓNIMO DA COSTA COUTINHO. Nascido cerca de 1620. Serviu no posto de capitão de Infantaria da Praça de Almeida e morreu sendo governador de Buarcos. (cf. Habilitação a FSO de Paulo da Costa Gouveia, tif. 176)

II - LEONARDA DA COSTA. Nascida cerca de 1615. Casou com o Cap. DOMINGOS MENDES, natural da localidade de Vale da Mula. Segundo algumas testemunhas ouvidas no decurso do processo de habilitação de Paulo da Costa Gouveia, o Cap. Domingos Mendes seria primo ou irmão (a testemunha não soube precisar) do abade de Vale da Mula, a que chamavam "o Penela". Tiveram:

1 (III) MARIANA DA COSTA, que segue.
2 (III) MARIA DA COSTA, sem mais notícia.
3 (III) ANTÓNIO DA COSTA, sem mais notícia.
4 (III) DOMINGOS. Foi baptizado na freguesia de Almeida a 3.4.1651. Foram seus padrinhos o ajudante António Ferreira e Maria (...), mulher de Paulo de Andrade.

III - MARIANA DA COSTA. Nascida cerca de 1640. Faleceu em 15.5.1697 na freguesia de Vela. Foi casada pela 1.ª vez, em Almeida a 18.6.1664, com o Sd. JOSÉ RODRIGUES BICA, ferrador "e era por ser bom ferrador que se viu obrigado a ir morar para a Praça de Almeida, onde casara". Era cristão-velho. Várias testemunhas que intervieram no processo de habilitação para FSO de seu neto Paulo dizem não se lembrar ou não saber que ele tivesse o apelido "Bica", apenas sendo conhecido como "José Rodrigues ferrador". Teve, segundo testemunhas, 4 irmãs e "todas casaram com pessoas tidas e havidas e reputadas como cristãs-velhas e dos bons deste lugar" (não é claro se era este que tivera as 4 irmãs, se seu filho). Antes de casar serviu como soldado da companhia do Cap. Jerónimo da Costa, tio daquela que viria a ser a sua mulher. Depois de casado se livrou de soldado e foi assistir ao dito lugar de Vela, onde faleceu a 3.6.1691 sendo sepultado na respectiva igreja em frente ao altar das almas. Mariana da Costa casou pela 2.ª vez na freguesia de Vela em 12.12.1695 com MANUEL BOTELHO DE FIGUEIREDO, filho de Baltazar Botelho e de Bárbara Ribeiro. Foram testemunhas desse casamento Francisco Teixeira e José de Figueiredo. Houve do 1.º casamento, pelo menos, os seguintes filhos:

1 (IV) MARIA, sem mais notícia.
2 (IV) ISABEL. Foi baptizada na freguesia de Vela a 9.8.1674. Foram seus padrinhos Simão Fernandes, da cidade da Guarda, e António Lopes, barbeiro. 
3 (IV) SEBASTIANA, sem mais notícia.
4 (IV) ANTÓNIO DA COSTA GOUVEIA, que segue.
5 (IV) INÊS DA COSTA. Foi crismada em Vela a 28.10.1696 pelo bispo D. Rodrigo de Moura Teles. Casou na freguesia de Vela a 27.2.1702 com AMARO FERNANDES, filho de Domingos Fernandes e de Ana Martins.

IV - ANTÓNIO DA COSTA GOUVEIA. Nasceu e foi baptizado na freguesia de Vela em 1686. Presume-se que António tenha sido baptizado, por equívoco, como José, pois foi o único filho que seu pai teve  (tal como alvitrara o padre da respectiva freguesia, na habilitação a FSO de seu filho Paulo). Viveu da administração da sua fábrica de panos e lãs e também como mercador. Esteve embarcado, durante muitos anos, sendo ainda rapaz (antes de casar), no ultramar, mais propriamente no Brasil (se dizia que vinha de Minas, certamente Minas Gerais). Depois regressou ao lugar onde nasceu (Vela), onde tinha 4 irmãos, e ali esteve por pouco tempo até ter ido para a vila de Redondo. (cf. o afirmam várias testemunhas no processo referido). Casou na Matriz da vila de Redondo a 27.9.1722 com ANTÓNIA DOMINGUES, natural de Redondo, filha de Diogo Nunes (natural de Sarzedo - Moimenta da Beira, filho de Diogo João e de Antónia Marques), viúvo de Catarina Jorge, e de sua 2.ª mulher Beatriz Domingues. Tiveram:

1 (V) Dr. INOCÊNCIO DA COSTA GOUVEIA. Foi baptizado na Matriz de Redondo a 8.8.1723. Formou-se em medicina pela Universidade de Coimbra e exerceu. Casou na referida freguesia a 15.8.1748 com D. CONSTANÇA JOSEFA DA SILVEIRA, da mesma vila, filha de Manuel Pereira Vilar e de Domingas Alves Godinho, com geração.

2 (V) PAULO NUNES DA COSTA GOUVEIA. Foi baptizado na Matriz de Redondo a 24.1.1726, assistindo como padrinhos Vicente Zagalo Preto e, por procuração que fez a seu marido Antão Preto, D. Violante de Noronha. Quando se habilitou a Familiar do Santo Ofício (AN/TT, Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Paulo - Mç. 7, Doc. 109), com 24 anos, ainda vivia na casa de seus pais e não se lhe conheciam cabedais, mas segundo o que dizem várias testemunhas, deveria ter direito a uma boa legítima por morte de seus pais. Casou na Matriz de Redondo a 6.4.1751 com DOMINGAS TERESA, natural da freguesia de Santa Susana, termo de Redondo, irmã do Familiar do Santo Ofício António Mendes Pires, ambos filhos de João Mendes Pires, lavrador da Herdade da Capitoa, termo de Redondo, que se tratava com escravos, e de sua mulher Catarina Pires. Com geração.


Excerto do processo de Habilitação a Familiar do Santo Ofício de Paulo Nunes da Costa Gouveia (1750)


Assento de casamento de José Rodrigues com Mariana da Costa (1664)


Assento de casamento de António da Costa Gouveia com Antónia Domingues (1722)


Assento de baptismo de Paulo Nunes da Costa Gouveia (1726)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Possui mais elementos sobre os referidos Fins-de-Linha? Por favor, envie-nos o seu contributo.