Cabral

(Nespereira e Arcozelo da Serra - Gouveia)

____


I – MARIA CABRAL, cuja naturalidade se ignora, casou com JERÓNIMO BORGES[1], natural de Nespereira, concelho de Gouveia. Viveram no dito lugar e tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

II – MARIA CABRAL, natural da Nespereira, por volta de 1635, casou na mesma freguesia a 16.8.1656 com DOMINGOS FERNANDES, natural de Arcozelo da Serra, concelho de Gouveia, filho de Domingos Fernandes e de Francisca Miguel. Serviram de testemunhas Pedro Borges, Manuel Rodrigues, António Francisco, João Martins, João Nunes, Gonçalo Tinoco e a maior parte do povo. Viveram na referida localidade de Arcozelo da Serra e tiveram, pelo menos, dois filhos:

1 (III) BARTOLOMEU FRANCISCO FERNANDES, que segue.
2 (III) ISABEL CABRAL, natural de Arcozelo da Serra, casou na mesma freguesia a 7.1.1705 com ANTÓNIO DOMINGUES, da mesma localidade, filho de Gabriel Luís e de Catarina Pires. Tiveram:

1 (IV) MANUEL CABRAL. Foi baptizado em Arcozelo da Serra a 9.10.1704 e faleceu na mesma freguesia a 24.9.1771. Casou pela 1.ª vez com MARIA DOMINGUES, filha de António Domingues e de Isabel Dias, e a 2.ª vez na referida freguesia a 4.11.1743 com CATARINA RODRIGUES GOMES CAROÇO, filha de Domingos Gomes Caroço e de Catarina Gomes. Houve do 2.º casamento, pelo menos, a seguinte filha:

1 (V) MARIA CABRAL. Natural de Arcozelo da Serra e aí casada a 30.1.1773 com FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS, natural da freguesia de S. Pedro – Gouveia, filho de Francisco de Almeida Barbas e de Josefa Rodrigues Beja. Com geração ().

2 (IV) MARIA. Foi baptizada em Arcozelo da Serra a 2.1.1708. Foram seus padrinhos e baptismo António Lopes (talvez o "mercador") e Maria Rodrigues (talvez "Cabral").
3 (IV) ANTÓNIO. Foi baptizado em Arcozelo da Serra a 10.12.1711 e aí faleceu ainda criança a 30.10.1715.
4 (IV) JOÃO CABRAL. Foi baptizado em Arcozelo da Serra a 12.7.1714 e faleceu a 9.11.1763. Casou na mesma paróquia a 10.10.1740 com CATARINA DOMINGUES, filha de António Domingues e de Isabel Dias, já referidos. Com geração ().

III - BARTOLOMEU FRANCISCO FERNANDES, que terá nascido por volta de 1675 em Arcozelo da Serra, e passou à região de Évora, designadamente para a freguesia de S. Bento do Mato, certamente para se empregar em trabalhos agrícolas. Foi morador no Monte da Torre, na localidade de Azaruja (freguesia de S. Bento do Mato),  onde casou a primeira vez a 30.11.1702 com MARIA DA CRUZ, natural da referida freguesia de S. Bento do Mato, filha de Pascoal Fernandes e de Brites Semedo. Pouco tempo decorrido após o seu primeiro casamento, certamente na sequência de morte acidental da primeira mulher, voltou a casar na mesma freguesia, a 28.5.1703, com ANA PIRES, filha de Manuel Carrasco e de Isabel Rodrigues. Deste segundo casamento houve:


IV - ISABEL MARIA, baptizada a 22.11.1704 em São Bento do Mato, casou a 5.2.1736 com MANUEL RODRIGUES, natural da região das Beiras, provavelmente de Gondomar, filho de João António e de Ana Francisca, ambos naturais da freguesia de Rio Tinto, concelho de Gondomar. Com geração ().



Assento de casamento de Domingos Fernandes com Maria Cabral (1656)

Assento de casamento de António Domingues com Isabel Cabral (1705)




[1] Jerónimo Borges seria, certamente, da família “Borges de Albuquerque” que se documenta em Nespereira, provavelmente filho de Juliana Borges, falecida com testamento em Nespereira a 28.3.1648, e sobrinho do licenciado Tristão Borges de Albuquerque, que foi “grande pregador e comissário do Santo Ofício”, falecido com testamento na mesma freguesia a 20.9.1649.
O licenciado Tristão Borges de Albuquerque era filho de João de Albuquerque e de D. Filipa de Paiva, casados na Nespereira, neto paterno de Baltazar Rebelo e de Joana de Sequeira de Albuquerque, neto materno de Tristão Borges do Vale e de sua mulher. (Cf. “Albuquerques da Beira”, de Manuel Camões de Vasconcelos, pág. 70). Jerónimo Borges terá casado, provavelmente, em segundas núpcias, com Isabel Fernandes, com descendência.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Possui mais elementos sobre os referidos Fins-de-Linha? Por favor, envie-nos o seu contributo.