Rodrigues de Castro

(Alvaiázere)

___

I - MARIA DE CASTRO. Nascida cerca de 1640 "diz-se que na localidade de Casal do Soeiro", freguesia de Chão de Couce. Foi casada com MANUEL MENDES, e não se sabe se foi o seu 1.º ou o 2.º casamento nem se dele teve filhos.
Mas, ainda solteira tivera, segundo diziam, a seguinte filha do Dr. DINIS ou DIONÍSIO VAZ, natural de Alvaiázere, baptizado a 1.3.1635, filho de Baltazar Vaz, que não chegou a conhecer o filho por ter falecido a 11.8.1634, e de sua mulher Isabel Dinis, falecida a 22.11.1674:

1 (II) FRANCISCA RODRIGUES (DE CASTRO). Nascida, provavelmente, em Casal do Soeiro mas o assento do seu presumível baptismo foi localizado na freguesia de Alvaiázere a 14.10.1660. Viveu, ainda solteira e na companhia de sua mãe, pobremente, na referida localidade de Casal do Soeiro. Casou com ANTÓNIO ÁLVARES, de alcunha "o Garruço", natural do Casal da Venda das Passas, da localidade de Porta, freguesia de Alvaiázere. Moraram na referida localidade de Porta. Ele "morou à soldada com o capitão-mor Manuel Delgado, e ela com Isabel de Faria*, e em sua casas serviram antes e depois de casados". Francisca faleceu em Alvaiázere a 9.6.1736, com testamento. António Álvares, seu marido, já havia falecido na mesma freguesia a 26.8.1709. Tiveram:

1 (III) JOANA MARIA. Foi baptizada em Alvaiázere a 28.6.1692. Foram seus padrinhos Agostinho Pacheco Pimentel, por procuração de sua mulher Ana Maria. Casou na mesma freguesia a 20.9.1711 com ANTÓNIO CARVALHO, alfaiate, natural de Alvaiázere, filho de Bartolomeu Furtado de Azevedo, alfaiate e depois alferes de Ordenanças, e de sua mulher Serafina Carvalho. Tiveram:

1 (IV) CATARINA EUGÉNIA. Foi baptizada em Alvaiázere a 14.3.1725. Casou com ANTÓNIO FERREIRA, natural da freguesia de Samões, concelho de Chaves, que se habilitou a Familiar do Santo Ofício em 1752 (ANTT, TSO, Habilitações, António, Mç. 117, doc. 2014).

2 (III) PÁSCOA RODRIGUES. Foi baptizada em Alvaiázere a 29.4.1696, assistindo como sua madrinha de baptismo Ana Maria (Esquível), mulher de Agostinho Pacheco Pimentel. Casou com ESTÊVÃO CARVALHO, de Alvaiázere, filho dos referidos Bartolomeu Furtado de Azevedo e de Serafina Carvalho. Tiveram, pelo menos, a seguinte filha:

1 (IV) MARIA MADALENA. Foi baptizada em Alvaiázere a 20.7.1737, assistindo como padrinhos Matias Gomes e sua mulher Maria Rodrigues, das Oliveiras.

3 (III) MARIA RODRIGUES. Nasceu em 1700 em Alvaiázere (o assento do seu baptismo só foi lançado em 7.7.1735, ou seja, cerca de 35 anos após o seu nascimento). Foram seus padrinhos João de Macedo Feio (Maldonado) e D. Bernarda.
4 (III) MANUEL RODRIGUES. Foi baptizado em Alvaiázere  a 24.9.1701, assistindo como padrinho João de Macedo Feio Maldonado. Casou na referida freguesia a 11.10.1742 com ANA PRATES, natural da localidade de Rominha, freguesia de Alvaiázere, filha de António Simões e de Maria Prates. Com geração.

5 (III) SEBASTIANA RODRIGUES. Foi baptizada em Alvaiázere a 5.2.1704. Foi seu padrinho de baptismo Rodrigo, filho do capitão-mor Agostinho Pacheco Pimentel.
_____

* A referida  Isabel de Faria, mulher do capitão-mor Manuel Delgado, seria certamente a mesma Isabel, baptizada em Alvaiázere a 1.2.1644, filha do Lic. Francisco de Faria e de D. Maria Dinis (filha de Baltazar Vaz e de Isabel Dinis), e nesse pressuposto seria a mesma Isabel de Faria prima co-irmã de Francisca Rodrigues, que a servira.




Assento de baptismo de Francisca, filha de Maria de Castro (1660)


Excerto da Processo da Habilitação a Familiar de Santo Ofício de António Ferreira (1752) - Testemunho de Amaro Rodrigues, lavrador, de 80 anos, natural de Casal do Soeiro, freguesia de Chão de Couce (fl. 88)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Possui mais elementos sobre os referidos Fins-de-Linha? Por favor, envie-nos o seu contributo.